Você é Causa ou Efeito?
“Aquilo a que chamamos acaso não é, não pode deixar de ser, senão a causa ignorada de um efeito conhecido” Voltaire
Para momentos bons e ruins o acaso está presente, mas será que realmente existe?
Você deve ter realizado ações positivas e negativas ou sendo vítima das ações de outros, e num dado momento o Universo arquiteta o “acaso”.
Em suma, podemos pensar que o acaso é o resultado das suas atitudes em ser causa geradora da própria realidade ou efeito da ação dos outros.
Quando os resultados são positivos é tranquilo, porém se negativos produzem muitos transtornos. É importante ressaltar que nada é para sempre, há variáveis em nossas vidas que nos desafiam à busca de uma vida mais estável, confortável e que gere bem-estar.
Durante o tempo em que estamos inconscientes do nosso papel, culpamos os outros pelo cenário da vida, no entanto, quando consciente, percebemos que a nossa realidade é construída de acordo com atitudes diárias e somos responsáveis pelo futuro.
Acredito que já fomos causa e efeito, conscientes e inconscientes. O importante é agir com mais inteligência para colher os frutos da sua prática hoje. E para isso separei alguns comportamentos que são de extrema relevância:
- Amor Próprio: Somente quando permitir viver sua essência e assumir seus defeitos, estará mais consciente do caminho a trilhar e a intenção positiva das suas ações.
- Pare de ser Vítima! Ser Dono de Si implica em sofrer todas as consequências dos seus atos, no entanto te beneficia com aprendizados, evolução e liberdade de escolher o teu destino.
- Seu mundo: A sua percepção do mundo está atrelado aos seus pensamentos e emoções. Ter uma visão positiva permite que os desafios, problemas e limitações sejam fontes de oportunidades para um progresso contínuo.
Imagino que observou que todos os comportamentos são internos, porque eu acredito na frase de Mahtama Gandhi:
“Você tem que ser o espelho da mudança que está propondo. Se eu quero mudar o mundo, tenho que começar por mim”.
Grande abraço,
Mayra Soares
Participe da Conversa