A economia mundial está cada vez mais em mudança e radical, funções e cargos estão se extinguindo, empresas buscando novas formas de se adaptarem nessa nova sociedade do conhecimento.
As escolas buscando novas formas de ensino, usando a tecnologia, plataformas de ensino, novos layouts, novas formas de se buscar o conhecimento, e nesse artigo quero compartilhar com vocês sobre a construção de nossa marca pessoal no mundo de hoje, isso serve para todas as carreira, empresas e estudantes, ou seja, como se estabelecer em um mercado totalmente vulnerável, principalmente, num país onde a educação é precária e sua cultura ainda é de levar vantagens.
Se não mudarmos a forma de pensar, vamos morrer em nosso mercado.
Tim Sanders, escreveu no seu livro “O Amor é a Melhor Estratégia”, sobre isso, com o título de “Você constrói uma marca pessoal diferenciada”:
“Como na nova economia a pessoa é valorizada e remunerada por seu conhecimento e sua rede mais do que por sua experiência ou currículo, se você veio pelo caminho tradicional pode ter a impressão de que está tudo virado de cabeça para baixo.
Mas uma marca bem-sucedida sempre há de lhe servir como uma alavanca poderosa. Isso vale para produtos, empresas e pessoas: seja o hambúrguer do McDonald’s, a CNN ou o Pelé, construa uma marca para que as pessoas possam confiar em você, gostar de você, querer você. Se você não constrói uma marca, corre o risco de virar mercadoria barata, em outras palavras, corre o risco de se tornar uma pessoa descartável, alguém que desempenha uma função que ainda não foi automatizada, mas que provavelmente será em alguma data futura. E há milhões de você lá fora, gerentes de nível intermediário, planejadores financeiros da empresa, fornecedores de serviços. No momento em que alguma firma de software começar a vender um programa que faz a mesma coisa que você, considere-se desempregado. Você é uma mercadoria barata que foi substituída por outra mais barata ainda. Como diz o guru de negócios Tom Peters, ‘Quem não se diferenciar vai se extinguir.’
A melhor resposta para essa ameaça é se diferenciar. A boa notícia é que esse negócio de mercadoria barata não existe, existem pessoas que pensam como se fosse.”.
Pensando nesse futuro que está emergindo, e bem de pressa, podemos nos perguntar: Eu penso que sou uma mercadoria barata?
Para verificar isso, preciso analisar as três coisas importantes na minha carreira, no meu produto, na minha mercadoria: A minha resposta é rápida a isso? O meu negócio tem fundamentação e profundidade teórica e base conceitual testada? Uso tecnologia de ponta no meu negócio?
Eu tenho percebido, principalmente no mundo do Coaching, que isso não vem acontecendo, vários profissionais superficialmente preparados, cobrando preço de mercadoria barata, sem fundamento algum, leu algum livro, ou fez um curso de final de semana, e sem experiência alguma, adentra ao mercado se colocando como um coach.
Posso dizer com muita certeza, seu produto já nasceu morto, por isso a grande dificuldade de ter no mercado, e ser reconhecido por isso, coaches realmente com uma etiqueta que é o desejo de todos.
Fica para sua reflexão: Qual é o meu diferencial no meu mercado? Isso poderá virar uma commodity? Alguém poderá mecanizar meu produto?
Lembre-se que seu conhecimento, experiência são valores substanciais no mercado em que estamos atuando, ou seja, do conhecimento.
E ainda as competências também estão cada vez mais em mudança, o próprio Fórum Mundial da Economia já listou as dez mais para 2020:
- Adaptabilidade Proativa;
- Resiliência Evolutiva;
- Liderança por Propósitos;
- Cultura Digital;
- Cocriação e Prototipagem Rápida;
- Empatia Multifocal;
- Solução da Complexidade;
- Fazer menos e melhor;
- Agilidade não apressada;
- Recapacitação (Reskilling);
Fonte: Fórum Econômico Mundial
E incluído por mim:
- Líder Coach;
- Espírito Empreendedor.
Boa Leitura!
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