O que você faria se tivesse recebido uma herança que lhe rendesse diariamente R$ 86.400,00 e que no testamento existisse uma cláusula determinando que este valor devesse ser gasto antes da meia-noite, todos os dias?
Nada poderia ser acumulado, obrigatoriamente deveria ser gasto antes da meia-noite.
Talvez a sua vida milionária fosse agradável nos primeiros momentos, mas certamente a obrigação de gastar e administrar uma boa quantia todos os dias, seria estressante com o passar dos meses.
Sonhar com uma herança assim é bem fantasiosa, porém se trocarmos os “R$” por “segundos” veremos que é uma herança que todos recebemos.
Todos os dias nós temos que administrar 86.400 segundos, isto é, colocar nossas atividades previstas e imprevistas neste espaço de tempo, mas muitas vezes, ao contrário de nossa herança imaginária, costumamos deixar algo para o dia seguinte.
Antes de analisar o que torna quase impossível a façanha de ajeitar todos os compromissos neste tempo, é importante salientar dois pontos:
- Tempo é um recurso fundamental;
- Tempo não é reciclável.
Com estes conceitos poderemos analisar a nossa “herança”:
Você costuma pronunciar frases semelhantes a estas?
- Não tenho tempo para nada;
- Se o dia tivesse 36 horas …
- Tudo é comigo…
- Não tive tempo de…
- Ainda não consegui almoçar hoje;
- Não saio daqui antes das 21 horas hoje;
- Minha família cobra um ”tempinho” para ela.
Se você respondeu SIM a pelo menos 3 destas frases acredito que você deva tomar algumas destas atitudes:
1. Ter sua própria diretriz
É comum encontrarmos entre as pessoas que não sabem administrar o tempo aquelas que não têm um planejamento de vida ou mesmo de suas atividades, deixando que as circunstâncias o levem, agindo muito mais pelas demandas externas que pelas suas próprias.
2. Avaliar seus hábitos
Se você tem dificuldades em organizar o seu dia, verifique os seus hábitos. Analise algumas atitudes suas que fazem com que você perca tempo desnecessariamente. Tenho um amigo, gestor de uma empresa, que passa quase todo o tempo apagando incêndios e produzindo pouco. Várias vezes já disse que ele deve se antecipar aos problemas para que incêndios não surjam, mas ele não consegue ter esta atitude. Um dia de 40 horas é pouco para ele….
3. Encontre os seus estranguladores de tempo
Tire uns três dias de uma semana qualquer e anote todas as suas atividades e o tempo dedicado a elas. Você ficará surpreso com a quantidade de tempo desperdiçado.
Observe quanto tempo você dedica a ler seus e-mails – já pensou em ter um endereço eletrônico para assuntos pessoais e outro para profissionais?
Em minha opinião, deveria ser proibido sentar-se em reuniões de trabalho, todos deveriam ficar em pé, somente assim os assuntos tratados teriam a objetividade necessária.
Faça a sua “conta corrente” de atividades e veja quanto tempo você perde.
Algumas das causas para a desorganização de sua agenda são facilmente enumeradas:
- Dificuldade em dizer não;
- Falta de autodisciplina;
- Não saber organizar o tempo;
- Colaboradores não muito competentes;
- Muita burocracia;
- Não saber utilizar assistentes;
- Muita centralização e pouca delegação.
Muito se tem escrito sobre o tema ADMINISTRAÇÃO DO TEMPO, mas poucas ações realmente eficazes costumam ser colocadas em prática.
Quer tentar com estes passos iniciais?
Alguma sugestão, dúvidas? Use o espaço para comentários…
Bom trabalho… se tiver tempo…
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