
Você é uma Pessoa Feliz?
“A felicidade da vida depende da qualidade dos nossos pensamentos.” (Marco Aurélio)
No início da era cristã o Filósofo e Imperador Marco Aurélio já nos alertava sobre a influência do tipo e da qualidade dos nossos pensamentos para uma vida mais plena. Hoje, a ciência já comprova que ele estava certo.
Pouco antes do Imperador ter feito esse alerta, o Filósofo e escravo Epicteto dizia que:
“o maior e mais impressionante trunfo de uma pessoa, não é sobre outras pessoa ou forças inimigas, mas sobre si mesmo”.
Ele falava sobre as nossas limitações, os nossos gênios, os nossos egos, os nossos desejos mesquinhos. São impulsos comuns a todos nós; o que nos diferencia é conseguirmos nos colocar acima deles.
O que nos torna especiais é o que somos capazes de fazer com esse material imperfeito com o qual nascemos.
Esses dois Filósofos, ainda nos ensinam, quase dois mil anos depois, que para sermos felizes, nós e somente nós, somos os artífices que podem construir a nossa própria felicidade.
Infelizmente, costumamos entregar, com muita facilidade, as nossas mentes a outras pessoas, deixando-as entrar em nossas cabeças. Ou nos fazendo sentir ou nos comportar de determinada maneira.
Independentemente das situações externas que estão sobre nós, ainda cabe a cada um escolher como reagir frente a essa situação. A escolha é pessoal. Não são as coisas que nos incomodam, mas os nossos julgamentos a respeito delas.
De acordo com um livro muito antigo, escrito na mesma época dos dois Filósofos citados, nos traz o alerta:
“Pois onde estiver o seu tesouro, aí também estará o seu coração.”
Costumamos, com muita frequência, associar a nossa felicidade a algum tipo de posse ou propriedade sobre bens materiais. Costumamos dizer: seria feliz se tivesse um novo carro… quando mudar para uma casa maior… como posso ser feliz com as roupas que tenho? E assim por diante.
Fica fácil perceber que nunca a felicidade será alcançada. Isso porque quando atingimos uma meta, que supostamente nos traria felicidade, uma outra é colocada no seu lugar, o que faz com que a felicidade ande sempre adiante, portanto nunca alcançada.
Coisas materiais, podem ser perdidas e com elas a nossa felicidade. Qualquer acontecimento fortuito pode destruir a felicidade que tanto buscamos.
“Você só pode perder o que tem. Você não controla os seus bens, portanto, não lhes atribua mais valor do que merecem.” (Epicteto)
E você, é uma pessoa feliz?
Gostou do artigo? Quer saber mais sobre como encontrar a verdadeira felicidade e ser feliz? Então entre em contato comigo. Terei o maior prazer para uma boa conversa.
Cleyson Dellcorso
https://www.dellcorso.com.br/
Confira também: 5 Hábitos Diários (e simples) para uma Vida Bem Vivida
Participe da Conversa