
Imagine a seguinte situação: uma empresa tem o seu presidente e diretores bem estabelecidos no poder e comando, mas sofrendo pela grande dinâmica dos processos de gestão. A exigência do uso do computador, das mídias sociais, do celular inteligente e seus aplicativos, tudo enfim caminha cada vez para mais longe do ambiente antigo, conhecido e confortável de outrora. Você é chamado a atender esse time para modernizá-lo e aumentar a produtividade. Você está preparado para isso?
Vou reportar a seguir, em grande parte sendo fiel ao relatório original, um estudo com executivos de alto nível de empresas brasileiras de ampla gama de setores, incluindo varejo, bens de consumo, bancos e companhias de seguros, o qual avaliou o nível de maturidade digital dos executivos brasileiros. Conduzida pela Capgemini, um dos líderes globais em serviços de consultoria, tecnologia e terceirização, em parceira com a Pegasystems, empresa de software que capacita o engajamento do cliente nas principais empresas do mundo, a pesquisa divulgada hoje revelou que ainda há muito espaço para investimentos adicionais, assim como para maior envolvimento dos funcionários das empresas com os programas de transformação digital.
O relatório mostrou que, embora a definição de transformação digital pareça estar bem definida em muitas empresas e companhias, o compromisso da alta administração, bem como o compartilhamento e a promoção de um entendimento comum em toda a organização, tem sido um enorme desafio. A comunicação e o envolvimento dos funcionários, em vez de serem impulsionadores para a transformação digital, são vistos muitas vezes como fatores limitantes, o que pode inibir o sucesso das mudanças. A partir da pesquisa, percebe-se que as empresas brasileiras têm oportunidades significativas para alavancar compromissos mais intensos e duradouros com o cliente, por meio de melhor aproveitamento de suas capacidades digitais.
Vamos ver alguns dados bem relevantes:
- Dentre os entrevistados, 63% afirmaram usar a Internet de forma geral ou significativa para entender melhor o mercado e os clientes, 57% usam redes sociais e 53% os serviços móveis, o que indica estar sendo fundamental para as estratégias de negócios ter foco na experiência do consumidor através dos canais existentes para as marcas;
- Especificamente quanto às mídias sociais, 46% responderam que estão fazendo uso para promover produtos e serviços, 41% para prestar serviços ao cliente, e 37% para monitorar a reputação da marca;
- A pesquisa descobriu que menos da metade das empresas empregam a análise de dados de forma significativa: 46% a adotam para orientar o marketing de forma mais eficiente e 44% para otimizar preços;
- Embora a tecnologia digital seja bastante usada como ferramenta de comunicação com o cliente, ela ainda não é explorada em todo o potencial de segmentação e personalização de conteúdo.
E agora, pergunto eu ao profissional de Coaching: ninguém é obrigado a decorar esses números, mas será que você tinha alguma ideia sobre todas essas tendências? Saberia você conduzir esse assunto com competência junto ao cliente? Sabe você aplicar modernidade digital para crescer seu negócio? Pense nisso!
Participe da Conversa