“Sem sonhos, a vida não tem brilho.
Sem metas, os sonhos não têm alicerces.
Sem prioridade, os sonhos não se tornam reais.
Sonhe, trace metas, estabeleça prioridade e corra riscos para executar seus sonhos.
Melhor é errar por tentar do que errar por omitir!”
(Augusto Cury)
Essa semana estava lendo um livro sobre planejamento de vida e carreira, quando me deparei com a pergunta acima. Tentei continuar a ler o livro, mas a pergunta ficou “martelando” na minha mente. O que me levou a refletir sobre a profundidade de estabelecermos metas.
Ao iniciar o ano, colocamos no papel as metas e os prazos para alcançá-las. Tudo está muito bem definido na nossa mente, sabemos o que queremos e quando queremos. A grande questão é se realmente estamos preparados para alcançar essas metas. Isso significa eleger prioridades e se comprometer com elas.
Digamos que você tenha a meta de emagrecer 6 kg, conquistar uma vida mais saudável. Você decide eliminar produtos nocivos da dieta e fazer exercícios físicos intensos 3x na semana. Tudo isso num prazo de três meses. A meta está definida e o prazo estipulado. A semana inicia e você organiza o seu cardápio, muitas verduras, legumes, proteína e menos carboidrato. Planeja a agenda para fazer exercícios físicos sempre pela manhã antes do trabalho.
Durante o primeiro mês, tudo acontece como o planejado. Você está motivado, decidido e engajado. Mas, ao iniciar o segundo mês você começa a “furar” a reeducação alimentar. Você é convidado para aniversários, eventos, jantares. A opção de comida é muito atrativa e você não consegue manter o que planejou. Vai dormir tarde e não consegue acordar cedo para levar adiante a malhação. Desanima completamente e desiste do seu projeto para uma vida mais saudável.
Por que isso acontece?
Porque em geral as pessoas não estão preparadas para “pagar o preço” que as metas exigem. Se você decide reeducar a alimentação, você precisa estar comprometido para dizer NÃO às ofertas de comida. Se você não definir a sua motivação para conquistar uma reeducação alimentar, você não conseguirá resistir às tentações do dia a dia.
Antes de definir qualquer meta, você precisa ter claro e estar consciente do que te motiva para essa meta. A decisão de ter um corpo mais bonito, mais saudável precisa ser mais forte, aliás, muito mais forte do que aquela travessa “cheia” de pastéis quentinhos e saborosos. Pense sobre isso!
Continuarei a escrever sobre o assunto na próxima semana.
Participe da Conversa