Acredito que você já tenha ouvido falar no círculo vicioso, que nada mais é do que um padrão de ações, emoções e pensamentos negativos e disfuncionais que se conectam ente si formando um círculo que se repete ao longo do tempo. É um círculo fechado, onde não existe opção, somente a reação automática. É um padrão tão forte, que repetimos, repetimos e repetimos sem nos atentarmos para o estrago que ele produz. É como ser viciado em açúcar. Você sabe que faz mal, mas não consegue abandonar. Para fugir desse círculo, é necessário conscientizar-se dos malefícios de viver num círculo automatizado. Para isso, existem dois caminhos:
- Observar o seu corpo. O corpo é o seu melhor aliado, pois geralmente é o primeiro a enviar sinais de que algo não está bem. Por exemplo, dores de cabeça, tensão nos ombros, insônia ou sonolência, sobrepeso, irritabilidade;
- Observar como você se sente. Se existe pensamentos negativos, existe um círculo vicioso. A incongruência interna é outro sinal de que algo não está bem. É aquela sensação de que estamos fazendo algo contra nós mesmos;
- Descrever no papel todas as atitudes que estão lhe impedindo de fazer a quebra do círculo vicioso.
Por exemplo, o seu desejo é ter uma vida mais saudável. Você deseja dormir cedo, acordar cedo, fazer exercícios, trabalhar e relaxar. Porém, você nunca consegue cumprir a primeira etapa (dormir cedo). Os pensamentos são sempre os mesmos: não consigo dar conta de tudo o que eu tenho para fazer, eu trabalho e produzo melhor à noite ou quero assistir o meu programa favorito na TV e sempre é mais tarde. Os dias passam, e você continua inconscientemente boicotando os seus planos. Então, algo acontece que você decide dar um basta! Decide apoderar-se de sua consciência, tomando as rédeas de suas atitudes. Trocando o porquê não consigo, pelo como eu posso conseguir. Perguntando: qual a parte do processo que eu posso modificar ou o que está ao meu alcance, nesse momento, e que torna mais simples romper com o círculo? Essa “clareza mental” empurra você a romper com o círculo vicioso, o transformando num círculo virtuoso. E o que é o círculo virtuoso? Ações e emoções positivas que trabalham como uma alavanca, empoderando o comportamento. Propiciando, assim, alcançar os resultados desejados. Para que isso se torne real, você vai precisar:
- Ter claro qual novo padrão você quer seguir, e os passos necessários;
- Elaborar um plano de ação, perguntando-se: O que necessito fazer para implementar esse círculo virtuoso? Ser o mais descritivo e específico possível.
Se puder e quiser, desenhe o seu círculo virtuoso e o coloque bem à vista. Dessa forma, você estará reforçando mentalmente aquilo que você quer seguir. Bora lá!
Participe da Conversa