“Vai e ser der medo, vai com medo mesmo.”
(Autor desconhecido)
Adoro fazer reflexões profundas quando estou dirigindo. O fato de estar no controle do carro é uma grande metáfora de estar no controle da própria vida. Meus pensamentos correm soltos e eu permito que as ideias fluam. Assim, como as nuvens no céu meu pensamento vai tomando forma e em poucos minutos estou com uma nova ideia.
Assim, aconteceu com esse artigo. Estava dirigindo ao encontro de uma cliente quando parei para refletir sobre uma palestra que assisti essa semana. O palestrante trouxe um conteúdo enriquecedor e ao mesmo tempo desafiador. Falando sobre desafios e dificuldades, ele instigou a plateia a refletir sobre o quanto não sabemos lidar com os erros. Em geral, olhamos os nossos erros como algo que nos atrasa, que nos coloca em desvantagem. Mas, será que é isso mesmo? E se o erro for uma grande oportunidade de crescimento e inovação?
Quando erramos temos a oportunidade de aprender. E todo o aprendizado traz crescimento. É comum colocarmos inúmeras dificuldades para agir na direção dos nossos sonhos. Muito dessas dificuldades vem do nosso medo de errar. A nossa mente trabalha muito rápido e logo visualizamos as pessoas apontando o nosso erro. É possível pensar diferente?
Para ilustrar esse conceito vamos imaginar que o nosso grande desafio seja escalar uma montanha. A montanha é algo grandioso e majestoso. Chegar ao topo da montanha significa que você alcançou a vitória. Antes de embarcar na viagem, você começa a imaginar como será a caminhada. Você imagina a caminhada difícil, pesada, íngreme e com muitos desafios. Você imagina que o esforço será grande demais. Na sua imaginação você não terá as ferramentas necessárias para lidar com todos os percalços do percurso. A montanha torna-se maior que a sua vontade de vencer e assim você desiste.
Já aconteceu com você? Desistir antes mesmo de tentar, dizer que não conseguiria antes mesmo de dar o primeiro passo? Aposto que sim!
O nível de dificuldade está em nossa própria mente. Olhamos para os nossos sonhos com ar de derrotados. A preguiça invade o nosso corpo e escolhemos deixa-la vencer. Ah, a famosa zona de conforto. Está tão bom assim, para que mudar?
Os desafios são sempre maiores quando vistos de fora, quando estamos dentro os recursos aparecem. A grande mágica acontece quando sabemos onde queremos chegar e decidimos agir. A certeza do caminho gera uma força capaz de nos colocar em movimento. Estando em movimento percebemos que nenhuma montanha é maior do que a nossa capacidade de chegar ao topo. Ao caminhar os desafios que antes pareciam gigantescos, vão diminuindo, diminuindo tornando-se um grão de areia. E assim, a cada etapa superada nos perguntamos: por que demoramos tanto para encontrar o caminho e agir?
Desejo que o topo seja a tua meta e que nada te impeça de chegar lá!
Participe da Conversa