Ao longo dos anos tenho buscado, através das Formações em Mentoring, Coaching e Advice, conscientizar as pessoas de seus pensamentos limitantes, de suas visões, muitas vezes, estreitas de mundo, de seus sofrimentos e conflitos desnecessários.
Sei que a liberdade plena e profunda está dentro de cada um, na sua consciência primordial. E isto é algo que cada um precisa viver ou vivenciar. É algo que não pode ser expresso em palavras e nem sentido através de conceitos ou usando ferramentas cognitivas de Mentoring ou Coaching. Então, o que me cabe fazer é apontar caminhos, desbravar a densa floresta dos lixos mentais. Trata-se de uma ação que exige amor incondicional ao Ser Humano.
No entanto, muitas pessoas nunca ouviram a palavra Noofagia, e jamais se darão conta dela. Então preste bastante atenção.
A palavra Noofagia vem do grego “nous” (mente) e “fagein” (comer). Enquanto que o termo Antropofagia significa comer carne humana, Noofagia significa comer mentes humanas. Ou seja: roubar, fazer gorar, inutilizar pela alienação, pela inconsciência, pelo terror, pela enganação e por diversos outros meios como futebol, carnaval, fundamentalismo religioso, salvadorismos, novelas, mídia, fake news, Facebook, escolas de coaching “oba oba”, noticiários, jornalismo tendencioso ou ideológico, partidos políticos e líderes populistas podem ser exemplos de Noofagia no nosso dia a dia. A Noofagia implica uma anulação do pensamento próprio (pensa-se pela cabeça do noofagador- aquele que pratica a noofagia).
Por diversas vezes os “noofagados” – aqueles que tiveram sua mente comida por diferentes meios – defendem, devido à própria ignorância humana, aqueles que são seus próprios algozes “noofagadores”. Podem até chegar a dar a vida pelos que os controlam e exploram (como no caso de fanatismos, gangues, politiqueiros, e toda sorte de pessoas mal-intencionadas como lobos disfarçados em pele de cordeiro, etc). Por fim, a pessoa acaba por defender aquilo que, sutil e lentamente, a mata.
A Noofagia destrói a autonomia mental das pessoas.
Conheça e reflita a respeito do conceito de Noofagia, evitando assim cair em suas terríveis armadilhas mentais.
Participe da Conversa