fbpx

Você sabe o que normalmente aterroriza as mulheres?

Será possível acabar com a celulite? Há algum creme ou tratamento milagroso? O que realmente é preciso fazer para exterminar esses buraquinhos da sua pele?

celulite

Hoje vamos conversar sobre algo que normalmente aterroriza nós mulheres: a celulite!

Mas será que é possível acabar com essas danadas? Existe um creme ou tratamento milagroso, o que eu realmente preciso fazer para exterminar esses buraquinhos da minha pele?

Bom, primeiramente vamos entender o que é a celulite.

Diferentemente do que sugere o nome, a celulite não é a inflamação da célula. Celulite ou corretamente falando – Hidrolipodistrofia Ginóide, atinge 85% das mulheres entre 15 e 70 anos. Os fatores envolvidos no surgimento das celulites são: pílulas anticoncepcionais, cigarro, dieta gordurosas, dieta com grande quantidade de açúcar, sedentarismo, mau funcionamento intestinal, excesso de cafeína, etc.

Os tratamentos mais consagrados são mesoterapia semanal, drenagem linfática manual, correção de hábitos alimentares, exercícios físicos, deixar de fumar, substituir pílulas por preservativos ou outras formas contraceptivas não hormonais, diminuir a ingestão de café e refrigerantes e por fim – melhorar a eliminação de toxinas e gorduras por um melhor funcionamento intestinal.

Como elas se formam?

Um estilo de vida com vários fatores citados acima encharcam nosso sangue de toxinas, inflamando o meio (camadas da pele) levando a uma diminuição do aporte de oxigênio e prejudicando a eliminação de toxinas, como também diminuem a perfusão sanguínea dos tecidos periféricos, causando, por conseguinte, uma pele sem brilho – com aspecto de casca de laranja – e no rosto favorece o aparecimento de acnes. Já a celulite, o buraquinho mesmo na pele, é causada pela tração das fibras que sustentam a pele que foram danificadas pelo excesso de inflamação na região, trazendo a pele para baixo formando o buraco.

Mas e aí, como melhorar, tem jeito isso?

Claro que sim!

Bom, como você já deve estar deduzindo, se tem inflamação, eu preciso desinflamar não é mesmo?

Aí que entra nosso papo-reto. É preciso MUDAR! Mudar o quê? Seu estilo de vida, suas atitudes, suas escolhas.

Vamos começar falando sobre os alimentos/nutrientes que são contribuem para essa desinflamação.

Muitos alimentos e nutrientes específicos para controlar a inflamação gerada pelas toxinas ou pela falta da sua eliminação podem auxiliar nesta recuperação do aspecto da pele. Vamos falar disso em um novo post. Mas já adiantando, aposte nos alimentos com propriedades:

  • diuréticas como melancia, melão, limão, abacaxi, maracujá, agrião, alface, alcachofra, pepino, erva-doce, salsa, berinjela, endívia, hortelã, salsão;
  • antiestrogênica como brócolis, couve-flor, repolho e couve-de-bruxelas e amêndoas;
  • antioxidante  como a vitamina C, E e Selênio;
  • anti-inflamatórios como os FLAVONÓIDES:
    • Quercetina: Vinho tinto, chá preto, maçã, uva, morango, cebola, couve, vagem, brócolis, grãos, nozes, sementes e especiarias;
    • Proantocianidinas e Resveratrol: uva, vinho tinto, berries: mirtilo, framboesa, amora, morango, cranberry e;
    • Rutina: cebola, uva, trigo serraceno, feijão vermelho, maçãs, tomates e bebidas como vinho tinto e chá preto.

Você também pode lançar mão das clínicas de estética e seus tratamentos para celulite e gordura localizada como carboxiterapia, endermologia, calças que aquecem, aplicação de enzimas entre outras mais.

Todas elas têm o intuito de aumentar a perfusão sanguínea e o metabolismo local, favorecendo a circulação local, aumentando a oxigenação do tecido e permitindo a eliminação das toxinas pelo organismo, melhorando o aspecto da celulite.

E por fim, na minha opinião, um dos métodos que mais tenho resultado ao longo da minha experiência profissional é o:

Tratamento com exercício físicos com pesos

Alguns exercícios como o agachamento, por exemplo, está entre os exercícios mais completos que se pode realizar, envolve um elevado número de articulações e músculos e consiste em um excelente meio de fortalecer e desenvolver a musculatura da coxa, quadril, lombar, perna e outros inúmeros coadjuvantes que atuam na realização do movimento.

Esses, e outros fatores, levam treinadores e atletas do mundo todo a se referirem a ele como o “rei dos exercícios”, com atuação em músculos como quadríceps, isquiotibiais, glúteos e panturrilhas. O agachamento é um dos exercícios de maior aumento na perfusão sanguínea, além de promover um fortalecimento e modelagem da musculatura e aumento de perda de caloria.

Professores mais atualizados podem usar alguns métodos específicos de treinamento usando alguns exercícios ou combinação entre eles para promover o aumento da perfusão sanguínea, levando a um resultado mais rápido e satisfatório a suas clientes.

Na minha prática clínica no consultório, mas principalmente nos meus 26 anos de treinamento com mulheres no meu Studio, posso assegurar que o treinamento com pesos bem orientado combinado com uma alimentação rica em substâncias antioxidantes e anti-inflamatórias é capaz de reduzir sensivelmente a celulite ou até mesmo eliminá-la por completo. Sendo o agachamento um ótimo exercício para aumentar a perfusão sanguínea. Claro que combinado com outros exercícios para o mesmo grupo muscular e região, utilizando um método que favoreça o aumento da perfusão sanguínea localizada.

ACABAR COM A CELULITE É POSSÍVEL! Procure orientação de um bom treinador físico e de um nutricionista capacitado. Mas mais do que apenas querer não ter celulite, tem que fazer acontecer! Tem que agir, mudar pensamentos (mindset), atitudes, estilo de vida e suas escolhas.

Um beijo grande,

Nat Barros
Studio Nat Barros de Nutrição e Body Design

Confira também: E eu, será que preciso de um Coach?

 

Natasha Barros é nutricionista, educadora física, atleta e graduanda de Biomedicina com especialização em Coaching de emagrecimento, saúde e positividade. Palestrante em universidades e empresas, participa de diversos programas de TV na área da saúde e atua com exercício físico e nutrição desde 1994 de forma individualizada e em grupos.
follow me
Neste artigo


Participe da Conversa