O mundo dos negócios muda e se aperfeiçoa com uma rapidez incrível, mas eu lhe pergunto, como são feitas as comunicações dentro das empresas? Elas são claras e objetivas como devem ser? Fluem na mesma velocidade que as mudanças?
Saber se comunicar com pares, superiores, subordinados, fornecedores e clientes é uma das habilidades interpessoais de um bom profissional!
A palavra comunicação é derivada do Latim “communicare” e significa partilhar, tornar comum uma informação. A troca de informações é uma atividade de integração, instrução, de troca mútua e desenvolvimento; a comunicação é essencial para a vida em sociedade e para os relacionamentos profissionais e pessoais.
A comunicação verbal é mais fácil de ser policiada, pois através da fala e da escrita bem elaborada é possível comunicar-se com clareza e efetividade, já a comunicação não verbal, ah essa sim é onde a maioria das pessoas peca.
Não basta o domínio da linguagem verbal é preciso ter consciência e controle também da linguagem não verbal. Os gestos, expressões faciais e a postura falam muito mais, do que a própria fala ou a escrita, pois muitas vezes são expressas de forma espontânea.
O profissional que se atenta à sua comunicação garante melhores resultados junto à sua equipe, pares, superiores, clientes e fornecedores.
A capacidade de ouvir, entender e transmitir mensagens que gerem compreensão para todos, além de saber se posicionar no momento certo e para as pessoas certas é de suma importância para um bom relacionamento.
Se você souber se comunicar bem, delegar e engajar as pessoas em cada uma das funções, então não precisará se preocupar tanto com os resultados, eles virão naturalmente.
Percebeu a importância da comunicação para as relações profissionais?
Agora a pergunta que não quer calar: Como posso desenvolver essa habilidade? Segue abaixo algumas dicas para você se relacionar bem no ambiente de trabalho:
- Conheça todo o processo no qual está inserido. Procure entender os valores e objetivos da empresa ou do seu negócio, quais são as suas metas, quais são os recursos que possui, o que a empresa ou o mercado espera de ti e o que você pode esperar da empresa ou do mercado;
- Procure saber quem são os profissionais com quem você irá trabalhar e procure conhecê-los melhor, saiba suas características, objetivos, valores, função, o que os motiva, isso te ajudará a se conectar com as pessoas que irá se relacionar, cultive um bom networking;
- Mantenha seu controle emocional para que ele não atrapalhe a sua comunicação;
- Não interrompa o interlocutor ou erga a voz enquanto conversar – isso quebra o fluxo da conversa. Saber a hora certa de ouvir e de falar é importante;
- Aprenda a ouvir e processar as informações, antes de dar uma resposta ou se posicionar;
- A boa comunicação leva tempo para ser aperfeiçoada, portanto pratique a comunicação interagindo com outros profissionais, não só da sua área ou empresa, mas de outros lugares, funções e posições;
- Aproveite a tecnologia a seu favor, mas não deixe de lado o contato humano. O olho no olho e o aperto de mãos conquistam proximidade nas relações.
- Ao se comunicar seja honesto, paciente, otimista, sincero, respeitoso, empático e livre de preconceitos.
Quanto mais você treinar, mais clara, objetiva e eficaz será a sua comunicação!
Um grande abraço,
Graziela Heusser Azeredo
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