fbpx

Você se Preocupa Demais?

O preocupado pode passar a impressão de ser muito eficiente. Mas, tudo tem limite e até a preocupação pode se tornar um transtorno, caso esta preocupação passe a causar desgaste e sofrimento.

Tenho percebido a admiração que recebe aquela pessoa preocupada que não descansa até saber que está tudo certo. Para quem está do lado de fora, o preocupado pode passar a impressão de ser muito eficiente. Mas, tudo tem limite e até a preocupação pode se tornar um transtorno, caso esta preocupação passe a causar desgaste e sofrimento. Ela pode estar drenando toda a sua energia que poderia ser canalizada de forma mais positiva.

A preocupação excessiva pode ser identificada em situações como não conseguir parar de antecipar os acontecimentos ou quando mesmo depois de tudo resolvido, a pessoa ainda tem pensamentos de que algo pode dar errado e que ela deveria tomar mais alguma providência.

Preocupação pode ser entendida como medos de forma geral, pode se manifestar como a necessidade de controle total sobre tudo o que acontece e que está por acontecer, ou pela sensação de que se estiver muito atento a tudo o que de ruim pode acontecer, esta coisa poderá ser evitada.

Podemos definir preocupação como uma mente invadida por previsões negativas.

Sim, cada uma destas previsões negativas pode ser possível de acontecer, mas o preocupado confunde o que é possível com o que é provável.

Tem gente que não se dá o direito nem de dormir, na hora que deita a cabeça no travesseiro a mente não para: “Tenho que fazer isso, comprar aquilo, responder o email, ligar para minha mãe…”

Mas se você parar para pensar vai perceber que toda preocupação antecipada pode ser inútil, pode não lhe ajudar a cumprir prazo, a pagar as contas ou evitar qualquer situação.

Ao persistir com essas preocupações você pode se tornar infeliz, pois pode se “pré – ocupar” demais antes da oportunidade de realmente fazer alguma coisa.

E corre o risco de perder uma oportunidade porque não contava com aquilo, pensou só no pior cenário e aí fica paralisado.

Se você cultiva a sua autoestima, vai conseguir gerenciar um momento de grande preocupação com mais equilíbrio, pensando em todas as possibilidades possíveis: as negativas e as positivas!

E depois dessa análise, vai conseguir se desapegar desses pensamentos insistentes, pois fez o seu melhor, o que estava ao seu alcance, agora é entregar e confiar.

Andrea Lopes Author
Andrea Lopes tem mais de 20 anos de experiência profissional, ex-advogada, Coach e palestrante. Atua principalmente na área de qualidade de vida e no desenvolvimento de habilidades comportamentais. Há 4 anos atende principalmente advogados, empresas e atletas profissionais. Formada pela Sociedade Brasileira de Coaching – SBC, Licenciada pelo Coaching Council e BCI Behavioral Coaching Institute, também certificada pelo IDHL – Instituto de Desenvolvimento Humano Lippi. Instrutora de Yoga com atividades junto a creches municipais e ONGs.
follow me
Neste artigo


Participe da Conversa