Uma palavra que quase não escutamos no dia a dia profissional ou pessoal é “Renúncia ou Renunciar”.
Mas no dia 11 de fevereiro de 2013 o mundo ficou perplexo quando o Papa Bento XVI renunciou ao seu papado. Uma renúncia que provocou uma grande agitação para a escolha do novo Papa e a transformação dentro da igreja católica, assim todos esperam.
A palavra renúncia pode ter uma conotação negativa para muitos. Renúncia significa: abdicar, abnegar, abster, declinar, desaceitar, negar, recusar, rejeitar, renegar, repelir e repudiar.
Mas, quando temos um Papa, o chefe supremo de uma grande ordem religiosa, que toma uma decisão de renunciar, pois em sua concepção não está mais apto para governar.
Desta decisão podemos tirar enormes exemplos para pôr em prática em nossa vida diária, mas tão importante quanto a vida de Papa.
Será que teríamos coragem de renunciar a algo em nossa vida? A maioria vai dizer que não. Ou vai perguntar o porquê de renunciar ou perguntar o que vai ganhar com esta atitude.
Será que alguém ganha algo quando renúncia? O Papa ganhou paz de espírito.
E você? O que poderia ganhar? Que tal ser mais feliz com você mesmo? Já não estaria de bom tamanho?
Quando vemos matérias na mídia de pessoas bem-sucedidas na profissão e financeiramente, que largaram tudo para viverem “uma vida mais simples”, iremos achá-las loucas ou isso irá virar nosso sonho de consumo. Só que estas pessoas tiveram a coragem de ir atrás da sua felicidade e decidiram renunciar a vida que tinham, para viver mais felizes.
Está infeliz num emprego ou carreira? Quer trabalhar em outra profissão ou abrir seu negócio próprio, mas não tem coragem? Renuncie a seus medos e vá em frente. É claro que não irá conseguir o que almeja em um dia. Precisara planejar e se preparar para mudar de trabalho ou abrir o seu negócio. Mas, se não tiver a coragem para renunciar a vida que tem e mudar, nada irá ocorrer.
Renunciar a padrões de pensamentos que nos deixam mais pobres, amizades que não nos levam a nada, relacionamentos amorosos que nos sufocam, aos grilhões da família que querem nos prender ou ideias erradas que nos fazem sofrer, é um passo para iniciar uma mudança interior muito importante e nos levará ao caminho da prosperidade.
Quando praticamos a renúncia em prol da nossa felicidade, estamos trabalhando nossa autoestima e dizendo “Não” para o mundo e para as pessoas. Não tem coisa melhor para nossa energia, saúde e harmonia que uma autoestima elevada. Estaremos de bem com a vida e mais leves.
Mais leves porque iremos limpar nossa lixeira interior. Esvaziando nossa caçamba de coisas inúteis. Iremos parar de carregar coisas pesadas dos outros ou sem motivos em nossas vidas.
E dizer “Não” para os outros e para o Mundo é uma forma saudável de viver melhor. Pois, na hora que você falar sim, será para quem merece e nos momentos certos. Sem contar que o Mundo não depende só de você.
Veja só o exemplo do Papa. Após sua renúncia, centenas de cardeais e padres indicaram o novo Papa e hoje estão se movendo mais para transformar a Igreja.
Renuncie sim e seja feliz!
Participe da Conversa