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VUCA e “Novo Normal”: Desafios das Lideranças

O mundo VUCA veio para ficar e, agora, em tempos de “novo normal” – pós-pandemia – o que esperar dos líderes nas empresas? Quais os desafios das lideranças?

Desafios das Lideranças

VUCA e “Novo Normal”: Desafios das Lideranças

“O desafio da liderança é ser forte, mas não rude; ser gentil, mas não fraco, ser ousado, mas não um valentão; ser humilde, mas não tímido, ser orgulhoso, mas não arrogante.”
Jim Rohn (1930-2009, empreendedor, autor e palestrante)

Você acredita que ainda há espaço para “heróis corporativos”?

O mundo VUCA (volátil, incerto, complexo e ambíguo,) veio para ficar e, agora, em tempos de “novo normal” – pós-pandemia – o que esperar dos líderes nas empresas?

Uma das exigências do atual mundo VUCA é a substituição de líderes disruptivos e, por muitos, vistos como “salvadores da pátria” por lideranças versáteis que levem em conta o fator humano e as relações pessoais.

Crises como a que agora enfrentamos, servem para acelerar processos de mudança; certamente este “novo normal” trará um mundo mais saudável, mais seguro e mais preparado. Inclusive já podemos identificar algumas transformações em curso e que serão irreversíveis:

  • a transformação digital;
  • a mudança na forma (home office) / espaços de trabalho (regionalizados);
  • na educação (ensino globalizado);
  • nos sistemas de saúde (telemedicina) e;
  • na produção industrial (regionalização e proliferação de pequenos negócios/startups).

E qual o papel das lideranças nas empresas nesta transformação?

Primeiramente, para avaliar o impacto destas mudanças no ambiente corporativo, devemos pensar de uma forma mais abrangente sobre o futuro do trabalho – onde com a inteligência artificial, o contexto e os processos são mais importantes do que o conteúdo e a aptidão; e, também e, principalmente, deve-se repensar o papel dos que ocupam posições de comando no processo de mudanças e na sua eficiência para que ações sejam sustentáveis no longo prazo.

Uma das atuais tendências em rápido processo de aceleração é a substituição nas empresas da tradicional estrutura baseada na hierarquia formal, no poder e na construção de “muros” entre os vários níveis; o que temos observado é que, ao contrário, um modelo de relações mais próximas, mais transparentes e, sobretudo baseadas na confiança, vem substituindo o velho modelo hierárquico e isto exige novos líderes – que não podem ser os mesmos em um mundo que já não é mais o mesmo. Bons gestores devem adaptar-se e mudar – e não permanecerem estáticos em um mundo em movimento.

Extremamente pertinentes, comportamentos essenciais para um líder, segundo o escritor e coach norte-americano John C Maxwell; alguns deles:

  1. Aprender, desaprender e reaprender: conhecimento muda com incrível rapidez e torna-se obsoleto; líderes do presente e do futuro devem substituir o que aprenderam no passado pelo que irão aprender no futuro;
  2. Valorizar o passado, mas viver o presente: foco nos desafios correntes e não nas glórias do passado: realizações não garantem o sucesso do que está por vir;
  3. Valorizar a rapidez, mas agir e no tempo certo;
  4. Viver o hoje, mas pensar no amanhã: planejar para ser um líder do futuro;
  5. Ter clara compreensão de cada situação, mas ter em mente que a complexidade, geralmente, pode ser maior;
  6. Ter a coragem para seguir em frente mesmo em meio às incertezas;
  7. Olhar para dentro de si:
    • Aprender algo novo todos os dias;
    • Tentar coisas diferente;
    • Buscar coisas melhores;
    • Olhar sempre para algo maior.

As lideranças devem atentar para o fato de que, agora, as mudanças ocorrem de forma extremamente rápida como nunca ocorreu no passado. E, ainda, que transformação é uma constante na vida das pessoas e das organizações; portanto, uma característica essencial do líder é ser flexível e adaptar-se às mudanças para que a organização possa encontrar o melhor caminho; as chamadas “soft skills” são imprescindíveis e outras características essenciais para uma liderança eficaz são o aprendizado continuo e saber lidar com as incertezas do presente. E, ao mesmo tempo, manter o olhar e planejar o futuro.

Adaptabilidade e resiliência têm sido e, agora, são qualidades com maior relevância, pois o líder deve, ao mesmo tempo, apresentar resultados, motivar os colaboradores, conviver e navegar em diferentes (e por vezes hostis) culturas e, acima de tudo, promover, incentivar e disseminar mudanças.

Outro fenômeno recente e, atualmente impulsionado pelo distanciamento pessoal e social, e que deve ser adicionado à lista de novas capacidades é a capacidade de ter “presença virtual”, em um contexto de organizações globalizadas onde colaboradores, espalhados por várias regiões geográficas, necessitam de uma maior proximidade (mesmo que à distância) com as lideranças e sentirem-se confortáveis e confiantes em saber se seus líderes estão disponíveis quando necessário.

Este “admirável mundo novo”  mais do que nunca necessitará de novos líderes, preparados, dotados de “soft skills” adequadas e com coragem para aprender e mudar quando necessário para serem os condutores através dos caminhos e trilhas tortuosas e, muitas vezes desconhecidas, rumo à verdadeira transformação – talvez a nova revolução industrial, a 5.0.

Walter Serer
https://www.linkedin.com/in/walter-serer-86717b20/

Confira também: A crença do impossível

 

Walter Serer Author
Walter Serer possui extensa e sólida experiência executiva como CFO e CEO de empresas multinacionais de grande porte. Robusta formação em Finanças Corporativas adquirida na General Electric (graduado pelo Financial Management Program) onde atuou por 14 anos ocupando relevantes posições na área de Finanças e Administração. Atuou como CFO nas empresas TI Group, Valeo, Coldex Frigor e Black&Decker. Nos últimos 18 anos exerceu posição de CEO na Ingersoll Rand Brasil (2011-2014), Syncreon South America (2003-2010) e TI Group Latin America (1997-2003). Pós-graduado em Finanças pela FGV e graduado em Administração de Empresas pela (ESAN – PUC/SP).
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